Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Diva do Sofá

Porque gostamos de ver filmes e séries, mas quer em casa, quer no cinema o importante é estarmos bem instalados.

A Diva do Sofá

Porque gostamos de ver filmes e séries, mas quer em casa, quer no cinema o importante é estarmos bem instalados.

Porque gostamos de ver filmes e séries sempre bem instalados.

Sobre Florença - Itália

HRM, 09.10.17

IMG_20170920_155246_small.jpg

 Passadas 2 semanas sobre a minha viagem a Florença, já me sinto em condições de falar sobre esta cidade italiana e então é assim... a minha opinião não é a mesma que todas as outras pessoas têm sobre esta cidade.

 

A grande maioria das pessoas acha que Florença é uma cidade fantástica e lindíssima, superando mesma a beleza histórica de Roma. Pois eu acho exactamente o contrário. Não é uma cidade lindíssima, não é uma cidade fantástica. É uma cidade claustrofóbica, em obras, um bocadinho suja e cheia de pó, com um transito caótico e com carradas de turistas por todo o lado.

 

É praticamente impossível andar na rua sem andar aos encontrões aos ditos cujos e aos respectivos trolleys. Acresce a isto o facto do estacionamento ser tão selvagem como em Lisboa, senão pior e os passeios (sítio que normalmente é utilizado pelos peões) serem demasiado estreitos para acumular, carros, autócnes, turistas e malta que não pode fugir porque está em trabalho. 

 

Na verdade, qualquer pessoa que por ali ande vê-se confrontada em ter de partilhar a estrada com carros, autocarros, bicicletas, motos e camionetas de cargas e descargas. O táxis chegam ao ponto de ter sensores que apitam e avisam as pessoas que atrás delas está um carro. 

 

Portanto, quando me perguntam se gostei da experiência a resposta é não. Achei horrível. 

 

A Ponte Vecchio não sei como é que ainda está de pé. São toneladas e toneladas de malta turistando que diariamente passa por aquela ponte e a juntar a isto ainda tem as lojas e ourivesarias que lá estão, mais os autócnes que lá moram. Relativamente à lojas, espero sinceramente que os empregados recebam um subsídio de risco, porque trabalhar ali é de facto um risco. Quanto à malta que lá mora, bem... espero que a bravura destes autócnes esteja acompanhada de um seguro multi-riscos bem chorudo. 

 

De qualquer forma, Florença não deixa de ser uma cidade renascentista que tem monumentos muito bonitos e que devem ser visitados (se conseguirem manobrar por entre a horda de turistas).

 

IMG_20170920_162556_small.jpg

 A Galeria Uffizi (ou a Galeria dos Ofícios) é um museu absolutamente excepcional para quem ama a arte em geral e a arte do renascimento em particular (e deixam tirar fotografias desde que não se use o flash). Pessoalmente, adorei esta galeria é fabulosa. 

 

Todavia, aquilo que considerei o melhor de Florença foi esta loja:

 

IMG_20170923_104736_small.jpg

 A loja das máscaras que se chama Alice Atelier.

 

É uma lojinha pequeninha, que quase passa despercebida na Via Faenza. Quase... mas a mim não me passou despercebida porque se há coisa que adoro são máscaras venezianas. A loja pertence ao Prof. Agostino Dessi e à sua filha, Alice (e o senhor veste-se mesmo assim na loja, é super engraçado e simpático mas não fala muito inglês). Logo à entrada da loja tem de se passar por cima de uma tábua, com um buraco no meio em formato de coração e que é preciso alguma atenção para não nos espalharmos. Assim que passamos por cima da tábua, sai detrás do balcão uma fera com um sininho na coleira para nos cumprimentar. Era um Yorkshire terrier formato mini e o buraco em formato de coração é, na verdade, uma janelita para o cãozito ver as pessoas a passar na rua. Basicamente aquilo que fazem  na loja são máscaras. E máscaras absolutamente lindíssimas, com a marca da oficina. 

 

Estas máscaras não são baratas, mas também é verdade que as há para todas as bolsas. 

 

IMG_20170924_190333_Small.jpg

 Eu comprei esta, porque sim. Tinha de ser. Simplesmente não era possivel estar ali, numa loja daquelas com tanta coisa linda para onde olhar e não levar nada.

 

Por isso é assim; se forem a Florença e gostarem muito de máscaras passem pelo Atelier da Alice porque é simplesmente deslumbrante. De repente, parece que estão na oficina do Gepeto e é lindo. 

 

A cidade não me deixou grande impressão, agora esta loja... opá esta loja, sim. 

 

2 comentários

Comentar post