Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Diva do Sofá

Porque gostamos de ver filmes e séries, mas quer em casa, quer no cinema o importante é estarmos bem instalados.

A Diva do Sofá

Porque gostamos de ver filmes e séries, mas quer em casa, quer no cinema o importante é estarmos bem instalados.

Porque gostamos de ver filmes e séries sempre bem instalados.

Desafios de 2017 - Anorexia

HRM, 02.01.17

DDS_john-dancy.jpg

 No final de 2016 propuseram-me um desafio sobre o qual não é muito fácil de escrever pelos mais variados motivos, desde logo porque implica ter de partilhar uma experiência pessoal. No entanto, presumo que seja exactamente por isso que se trata de um desafio e é, exactamente, devido à minha experiência com a coisa que me propuseram escrever sobre isso.

 

Qual é então a temática em questão?

 

Ora bem, o tema em causa está debaixo do nariz de toda gente, afeta ambos os géneros e ninguém fala nisso. Ou melhor, são muito poucos os que se debruçam sobre esta matéria e blogues pessoais, praticamente, não há. O tema é a Anorexia Nervosa, ou versão curta da coisa: Anorexia.

 

Vamos então começar pelo básico. A definição de anorexia, na minha óptica, é uma perturbação do comportamento alimentar que se caracteriza por uma vontade absoluta de ser magro, um medo aterrador de ganhar peso e faça-se o que se fizer, quando olhamos para o espelho vamos ver personagem do outro lado sempre gorda. Mesmo quando vemos os ossinhos todos salientes. Quem lida com isto todos os dias sabe que é assim e não há nada que se possa dizer, ou fazer, que nos faça mudar de opinião.

 

Eu e a anorexia somos velhas amigas. Conhecemo-nos quando eu tinha 16 anos, quando cheguei aos 20 éramos inseparáveis e depois apanhei um susto gigantesco que me fez pôr um certo travão nesta amizade obsessiva e pouco saudável mas, continuamos amigas até aos dias de hoje. É um bom exemplo de uma amizade de longa duração, mesmo que tenha momentos muito pouco saudáveis. Sim, porque estes momentos continuam a existir, não têm é a mesma intensidade que tinham e ao longo do tempo também fui coleccionando alguns mecanismos de defesa que me permitem gerir um bocado melhor situações passíveis de me causarem maior ansiedade.

 

Todavia, deixem-me dar-vos uma dica importante; o corpo é apenas uma das partes da coisa. Não é a coisa toda. Não vos vai servir de nada tentar restaurar o corpo se a cabeça não acompanhar o processo. Uma coisa não funciona sem a outra.        

 

Mas, vamos falando sobre isto aos poucos. Afinal, tenho mais 364 dias para falar sobre esta temática.

 

 

 

Diva photo text1046322796.gif

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.