Da série "Timón & Pumba": Pumba... para ti tudo são gases.
Como já tinha dado conta em alguns posts anteriores, em Outubro do ano passado mudei de casa e... não obstante o trauma que é todo o processo de tentar encontrar uma casa com um senhorio decente, mais todo o esforço físico e mental que esta coisa envolve, depois ainda temos de lidar com aquelas merdíces essenciais para a nossa vida diária como é a questão da luz, da água e do gás.
É mandar apagar a luz de um lado e acender noutro. É fechar a água de lado e abrir noutro. É tirar o gás de um lado e pôr noutro e tudo isto é gírissimo e simples quando as coisas funcionam bem. O pior é só quando marramos com umas criaturas do outro lado que, assim à primeira vista, até parecem normais mas na realidade devem ter um Q.I igual ou inferior ao de uma amíba.
Isso foi o que me aconteceu com a empresa do gás GOLDENERGY . Resolver a questão da água e da luz foi bastante simples até porque tanto a Epal como a Edp têm serviços online que facilitam, de algum modo, este tipo de coisas e no caso da Galp, apesar de um pouco mais trabalhoso por se tratar de gás, também têm uma capacidade de resposta célere, agora... resolver o que quer que seja com a GOLDENERGY é, efectivamente, o fim da macacada.
Eu sou uma daquelas pessoas que tem por hábito ler e então, dado este meu vício, leio tudo. Desde contratos, a folhetos de instruções. Como no site das criaturas não havia (e não há) qualquer possibilidade de cessar um contrato online, fui reler as instruções (i.e. o contrato), fiz mais umas pesquisas na internet sobre a temática em questão (e encontrei reclamações idênticas ao que a seguir vos contarei, pelo que fiquei logo de sobreaviso) e nesse sentido como era possível solicitar a cessação dos serviços por email, foi o que fiz.
Então, mandei-lhes um email super simpático (porque eu até sei fazer isso de quando a quando) e a Cátia respondeu-me assim:
Ó Cátia! Por quem sois! Com essa resposta és a minha melhor amiga. Bem... não exageremos, mas o facto de se poder formalizar este pedido por email foi, para mim, excelente porque significava que esta coisa ia ser rápida.
Preenchi o modelito e "zuca!" enviei logo a formalização do pedido que era por causa das tosses. Bom, com mais ou menos enguiço as criaturinhas lá foram fechar o gás da casa onde eu já não estava e da qual eu já não tinha as chaves. Estando já tudo fechadinho, fiquei à espera que me enviassem a factura de encerramento de contas, que tinha indicado no formulário para me enviarem por email.
E esperei... entretanto, como nunca mais me enviavam nada, em Dezembro, tomei a iniciativa de lhes enviar uma mensagem:
Desta vez foi a Daniela que me respondeu:
Ó Daniela, curte a cena... em cumprimento das regras que vocês próprios estabeleceram e eu respeitei, eu só queria que me enviassem a puta da factura para que eu pudesse pagar. Era só isso criaturinha. É assim tão difícil fazer um email com uma factura em anexo e carregar no botãozinho que diz "send" (ou "enviar" se o software estiver em português)?
Bom, depois desta fiquei outra vez à espera da factura...
E chegamos a Fevereiro de 2017... abro o meu email e eis senão que:
Olha! Os fofinhos de uma empresa de cobranças a fazer o serviço de facturação da empresa do gás!!! Será que têm gajos giros a trabalhar lá? É que quando os moços (ou moças) são giros, simpáticos e não têm um túnel de vento no lugar do cérebro, normalmente, é possível estabelecer um diálogo coerente e razoável que permite alcançar soluções adequadas para ambas as partes, através de um modelo pacífico de resolução de conflitos. Em alternativa, também podemos, literalmente, partir a casa toda mas como eu tenho alguns problemas de anger management era uma opção que preferia evitar, por isso respondi-lhes de uma forma cordial e simpática:
Por isso, pessoal que tem contratos de fornecimento do gás com estas criaturas da GOLDENERGY, saiam dessa porque estes nem sabem onde é que deixaram a nave espacial estacionada. Se um dia vos baterem à porta a dizer com a conversinha da liberalização do mercado e que estão a pagar a mais, fechem-lhes a porta nas trombas e chamem um exorcista porque estão perante uma assombração.
Pessoal que anda a tocar às campaínhas a angariar clientes; Não vos pagam para essa merda. Se não querem ser tratados como assombrações, não se transformem numa.